PENSAMENTOS

domingo, 5 de junho de 2011

A Solidão tem consolo?


Costumo dizer que as relações humanas é o maior aprendizado da vida, da Filosofia e da espiritualidade, nela aprendemos e crescemos como indivíduos e por elas somos capazes de ajudar e transformar as pessoas. Essas relações e trocas de experiências fazem a parte gratificante do meu trabalho no táxi.
Faço essa pequena introdução para compartilhar com vocês mais uma história no meu carro.

Trata-se de uma senhora aparentando uns 53 anos de idade. Peguei minha passageira na praça Sanz Pena rumo ao bairro do Flamengo, educada e simpática iniciamos nossa viajem de uma forma bem formal. Ela me conta que vai dormir na casa de uma amiga pois mora em Teresópolis e ministraria uma palestra sobre meio ambiente no dia seguinte logo cedo em uma escola de Santa Cruz, por estar cansada do trabalho, o esforço de viajar e ter que acordar muito cedo para voltar ao Rio levaram-na a tomar essa atitude.
Eu lhe pergunto: - A senhora não tem nenhum parente no Rio?
- Não meu senhor, eu sou sozinha nesse mundo!.
- Sozinha! como assim? - Não tenho ninguém na vida meu senhor, só amigos de trabalho e vizinhos onde moro. Não tenho família!. Perdi meu pai e meu marido no mesmo ano há 4 anos atrás e a 2 anos perdi a minha mãe. Sou filha de pais filho único, meu marido era filho único de pais falecidos e não tive filhos no meu matrimonio.
Quando ouvi esse relato, fiquei comovido, olhei para minha passageira e percebi uma grande tristeza dentro de si. Minha passageira mostrava um rosto solitário, triste e um tanto depressivo. Percebi que era a hora de entrar em ação e dar uma palavra de alegria, mexer com seus brios e mostrá-la que a vida continua e não poderia ficar lamentando os fatos que mexeram com sua vida. Entendo que a situação dela é bem peculiar e muito difícil de se administrar, mas a única coisa capaz de mudar a situação dela é o AMOR. E foi por onde eu ataquei.
- Minha senhora! onde está o seu namorado? - Namorado moço!! não penso mais nisso!!
- Porque minha senhora! afinal de contas você está viva!! A senhora não é uma mulher feia!! o sangue pulsa!! a senhora tem sentimentos!! tem saúde!! está em atividade plena!! porque se fechar para o mundo e não encontrar um companheiro e viver uma nova relação? A senhora pode!! a Senhora deve!! e Deus quer isso para senhora!! Deus não quer ver ninguém triste no mundo senhora!! a tristeza não é de Deus!! Deus é amor e alegria!! Abra seu coração!! saia com os amigos e Deus vai providenciar um novo amor pra senhora!! Minha senhora, me perdoe a franqueza e com todo o respeito que devo ter a senhora, você ainda é uma pessoa bonita!! " (e realmente  era! só precisava ver isso nela mesma) entendo sua tristeza em ter perdido seus familiares, mas o que vou lhe dizer é muito duro, mas é preciso que ouça! Quem morreu foram eles!! a senhora ainda vive!! viva a vida e desfrute o que Deus tem para lhe dar!!
 Falei tudo isso com o máximo de entusiasmo!
Imediatamente percebo lágrimas correrem pelo rosto da minha passageira, quando ela me faz a pergunta: - O senhor acha mesmo isso? - Acho não minha senhora...tenho certeza do que estou falando! Abra seu coração e tenha a certeza que um novo amor vai surgir na sua vida! a senhora vai achar um companheiro com uma boa família e esta, será sua nova família!!
Para mim, família nada mais é do que a reunião de pessoas que se amam e praticam o amor entre si! Isso basta!!
O que não pode é a senhora ficar achando que o mundo acabou após a morte de seus familiares. O ser humano não nasceu para viver só!! e a sua solidão não faz bem a senhora!! 
Era exatamente isso que faltava a minha passageira! percebi que seu astral mudou, suas lágrimas revelaram a sua carência! e um pequeno sorriso brotou em seu rosto.
Chegamos ao local de destino e minha passageira desceu do carro agradecendo muito as palavras que ouviu. Quando ela partiu, fiquei observando-a e sentí que fiz minha boa ação, uma boa obra no seu coração. Esse sentimento de missão cumprida vendo minha passageira sumindo pelo corredor do prédio, levaram os meus olhos a lacrimejar!
Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você está aqui! Bem Vindo! amigos, passageiros e leitores! Seu comentário é muito importante para nós. Participe do nosso blog e ajude-nos a melhorá-lo a cada dia. Queremos fazer deste meio de comunicação um lugar de pensamento livre, responsável, agregador de histórias, críticas, idéias, humor, fatos, acontecimentos, conhecimentos e informações interessantes e curiosas. Um táxi virtual onde acontece de tudo um pouco. Venha fazer parte do nosso time!

Postagens populares

Quem sou eu

Minha foto
- Cientista Político - Graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - Colaborador do ECOPOL - Núcleo de estudos econômicos e políticas públicas, nas relações entre Capital e Estado (Nelutas - UNIRIO)

Informe seu e-mail e receba nossos posts:

Delivered by FeedBurner