PENSAMENTOS

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sindrome de Wellington. Porque as pessoas mudam?


Não poderia ser diferente!!. Durante toda a semana após o assassinato na escola de Realengo, este assunto foi pauta dentro do meu táxi, todos os passageiros comentavam o caso comigo, cada um com a sua opinião. Vou relatar para vocês o mais curioso e um bem comico.

O fato real é que o Jovem Wellington passou a ser caso de estudos em vários níveis. Psicólogos, Psiquiatras, Neurologistas, Terapeutas, Teólogos, Peritos Criminais e de Segurança, Psicanalistas, Neuro linguistas e Políticos oportunistas de plantão são as áreas que mais se interessam pelo caso Wellington.

Uma das passageiras que transportei nesta época era uma psicóloga brasileira que reside na França, estava de férias no Rio e seu chefe ligou de Paris para verificar a possibilidade de ter acesso aos manuscritos do rapaz para  estudos grafotécnicos de sua caligrafia. 
Esta psicóloga conversou muito comigo, me pareceu uma profissional de alto gabarito, ela me explicou que este caso deve ter inúmeras defesas de teses com o passar do tempo. 
Com os avanços dos estudos sobre sua cabeça, mente e personalidade, ela chegou a antecipar um possível nome de batismo para esses estudos, como: "síndrome de Wellington". Ela acha particularmente que não vão enterrar esse rapaz, haja visto que sua família não requereu o corpo que se encontra embalsamado no IML do RJ. - " Estão esperando o caso esfriar, cair no esquecimento, pois com certeza tem muitos estudiosos querendo ter acesso ao  cérebro do rapaz e isso gera grana!!! em se tratando de Grana no Brasil já viram como é, o cara deve ser vendido ou até leiloado por baixo dos panos". 
Já imaginaram como seria um leilão desses! " Quem dá mais pelo Wellington....!" a cabeça é a parte mais valiosa senhores, será vendida separadamente!! Dou lhe uma...dou lhe duas... !! Vendida para a Universidade de neurologia dos EUA!!!
Parece ridículo e surreal mas isso existe!! afirmou minha passageira.
Outra coisa que conversamos que fiquei bem impressionado, foi ela ter me revelado que as pessoas podem sim mudar sua forma de pensar e agir com o passar do tempo. - " Somos frutos de uma sociedade dinâmica, diversa e plural, fazemos parte de um meio cheio de injustiças e desequilíbrios que podem sim afetar nossas mentes. Não é somente o corpo que adoece com Gripes, Dengues, Infartos, Canceres, Aids, Pneumonias, Tuberculoses etc..etc.. nossa cabeça também adoece e podemos sim!, ser influenciados por fatores externos que mexem com a química do nosso psi-quê neurológico e psicológico. Por isso! afirmou ela, as pessoas mudam sim!!, o ser humano pode mudar para melhor ou para pior.Todo nosso equilíbrio está contido em 6 pilares: Trabalho (digno e bem remunerado), Saúde e Lazer (bem comum a todos), Sociabilidade (família, amigos e sua individualidade), Espiritualidade( a caridade e o transcendente) e Amor...muito amor( O ser humano não pode viver isolado precisa viver seu amor)!"
Essas são as bases de uma sociedade perfeita e equilibrada segundo esta psicóloga que transportei, quando uma dessas bases falta ou é vivenciada em excesso ocorre um desequilíbrio interpessoal acarretando ao que ela chama de transtorno de carga na personalidade!! e o pior de tudo isso, é que o principal vigilante do equilíbrio a ser atingido somos nós mesmos!! Gostaram? Eu aprendi muito com ela. 

Agora como de costume vem o lado cômico dessa história. No fim de semana seguinte a chacina da escola de realengo, eu peguei 4 jovens rapazes saindo de uma boate. Estavam animadíssimos, rindo a toa e chapadões claro!!! Como sempre, um encarnando no outro, quem pegou mais mulher do que o outro, etc..etc..
Quando de repente o mais atirado deles soltou uma frase, já citada por mim, acima, dita pela psicóloga. Ele explicava aos colegas como foi que conquistou várias meninas na boate e ficou com elas. Inovou no que chamamos de quebra gelo para aproximar-se das gatinhas e tentar ganhar o primeiro sorriso delas. Essa foi a fórmula dele: - " E aí gata boa noite! tudo bem? estou te observando um tempão na boate, mas sabe como é...eu sou extremamente tímido, mas tomei coragem de chegar até você, isso pra mim é muito difícil. gata.!!.sabe o que é..:" Quer ficar comigo hoje?" Dependendo da resposta da garota ele emendava a seguinte frase: " Pô não me despreza não gata!!!...viu o que o maluco de realengo fez!!! Eu sofro de síndrome de Wellington!!!! não me despreza que depois eu mato!!!!" 
Foi uma gargalhada só no meu carro!!!. Segundo ele, o saldo foi positivo, umas meninas levaram na esportiva e o papo rolou, outras caíram fora, chamando o cara de doido!!!! Coisas de jovem....rsrsrsrsr  Até a próxima!!

2 comentários:

  1. Ultimamente tenho tido tantas e boas surpresas que parece que estive congelado por anos e agora deperto em um mundo novo.Primeiro descubri o Rud aqui en São Paulo, depois o Mauro do Taxitramas e agora voce. Caio, seu blog é simplesmente sem palavras e seu texto é pra lá de bom. Agradeço a gentileza de colar sua foto como meu seguidor, assim que eu souber mexer melhor com isso de blog penduro uma foto minha por aí.Pois é como voce pôde ver, meu blog é um recém nascido e está tentando aprender as primeiras palavras e caminhar.De todas as maneiras me sinto feliz por saber que no Brasil existe gente assim como veces. Um abraço, sorte e saúde. Sidney.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sidney. Vá em frente e no que for possível pode contar comigo!

    ResponderExcluir

Que bom que você está aqui! Bem Vindo! amigos, passageiros e leitores! Seu comentário é muito importante para nós. Participe do nosso blog e ajude-nos a melhorá-lo a cada dia. Queremos fazer deste meio de comunicação um lugar de pensamento livre, responsável, agregador de histórias, críticas, idéias, humor, fatos, acontecimentos, conhecimentos e informações interessantes e curiosas. Um táxi virtual onde acontece de tudo um pouco. Venha fazer parte do nosso time!

Postagens populares

Quem sou eu

Minha foto
- Cientista Político - Graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - Colaborador do ECOPOL - Núcleo de estudos econômicos e políticas públicas, nas relações entre Capital e Estado (Nelutas - UNIRIO)

Informe seu e-mail e receba nossos posts:

Delivered by FeedBurner